O CREMERJ

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) é uma autarquia federal, criada pela Lei nº 3.268/1957, com o objetivo de promover o perfeito desempenho ético e moral da medicina e o prestígio dos que a exerçam legalmente.


Desta forma, o CREMERJ é responsável por habilitar o médico a exercer seu trabalho e fiscalizar o cumprimento da legislação pertinente à sua profissão. É o único órgão com autonomia para expedir a carteira profissional médica, além de orientar, disciplinar e julgar eticamente os médicos.


O CREMERJ também é uma instituição auxiliar do Estado que, por delegação deste, lhe outorga competência para supervisionar a ética profissional e normatizar o exercício da profissão.


Formado por 42 conselheiros, o CREMERJ mantém, em plena atividade, 47 Câmaras Técnicas, 7 Comissões e 13 Grupos de Trabalho, que englobam as mais variadas especialidades médicas e questões relevantes à área médica.


A sede do CREMERJ está localizada na Praia de Botafogo, nº 228 - Botafogo - Rio de Janeiro. Há ainda sete subsedes distribuídas pela capital e 19 seccionais, por todo o Estado.